Desenho ‘Senhor da Pedra’

42,00 198,00 

Limpar

Descrição

Capela do Senhor da Pedra. A Capela do Senhor da Pedra localiza-se na Praia de Miramar, freguesia de Gulpilhares, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, em Portugal.

Impressão em papel fine art radiant White 100% algodão, com base num desenho à mão livre, com perspetivas sobre a cidade do Porto e Gaia em Portugal.. Estes trabalhos tornam-se únicos por serem finalizados com detalhes aplicados manualmente em folha de ouro, assinados e com selo branco.
À mão livre é um termo utilizado em áreas como artes gráficas e design para designar um desenho ou pintura conduzido de modo totalmente manual, ou seja, com as mãos, sem necessidade de qualquer outro tipo de artefato como decalque, tecnologia digital, stencil ou outro suporte.

A Capela do Senhor da Pedra localiza-se na Praia de Miramar, freguesia de Gulpilhares, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, em Portugal.
Foi erguida sobre um rochedo junto ao mar em 1686.

Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem em um antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo.

A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais tradicionais tanto de Vila Nova de Gaia como da freguesia de Gulpilhares. Realiza-se anualmente nas praias do Senhor da Pedra, no domingo da Santíssima Trindade, e prolonga-se até à terça-feira seguinte.

Apresenta planta hexagonal. Internamente possuiu um altar-mor e dois retábulos laterais de talha dourada em estilo barroco/rococó. Conta ainda com diversas estátuas religiosas, com destaque para a imagem de Cristo crucificado.

De cada lado da entrada da Capela, encontra-se um painel de azulejos monocromático de cor azul, com as seguintes inscrições

Veja neste link outros trabalhos deste tema.

Capela do Senhor da Pedra . Vila Nova de Gaia

Informação adicional

formato

, , ,

preloader