Descrição
A travessa em cerâmica em formato “bacalhau” é uma peça de autor única feita à mão em Portugal.
Dimensões aproximadas: 46 x 25 cm
Lavagem: Recomenda-se a lavagem manual destas peças
Veja neste link outras peças de cerâmica de autor.
Instruções de uso:
- Todas as peças podem ir ao microondas, para a função de aquecimento, no entanto não deve coloca-las vazios
- Usar sempre uma pega ou luva ao remover os artigos de faiança do microondas
- Podem ir à máquina de lavar louça, evitando a sua permanecia na máquina após a conclusão do programa de lavagem (evitando o ataque da superfície pelos vapores gerados)
- Não se aconselha a utilização no forno
- Evitar colocar as peças quentes em locais frios ou em contacto com a água fria, pois não são resistentes ao choque térmico abrupto
—
Bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários géneros, em particular no gênero Gadus, pertencente à família Gadidae, sendo o dito “original”, ou “verdadeiro”, o bacalhau encontrado no Oceano Atlântico, chamado Gadus morhua, que é uma das cerca de 60 espécies da mesma família de peixes migratórios. O Gadus vive nos mares frios do norte, sendo geralmente de tamanho pequeno, embora alguns exemplares possam chegar a pesar 100 kg e medir pouco menos de dois metros. Alimenta-se de outros peixes menores, como o arenque.
O bacalhau foi introduzido na alimentação inicialmente pelos portugueses, que durante as grandes pescarias, já realizavam o processo comum de salga do pescado desde o século XIV, época das grandes navegações.